No âmbito da disciplina de Multimédia B, tivemos como proposta de trabalho a realização de três gifs animados, em que estes teriam de ilustrar o tema “Alimentação/Vida saudável”. Estes três gifs teriam de ser distintos no procedimento da sua realização, como tal, o primeiro gif teria de nascer do papel, sendo este desenhado e pintado pelas nossas próprias mãos e de seguida digitalizado para o computador, para ser concluído no programa Adobe Photoshop com as animações adequadas ao projecto; o segundo teria de ser criado através do programa Adobe Illustrator, desenhando o projecto directamente no programa ou para facilitar poderíamos usar um pequeno esboço feito por nos, servindo este de base para o resultado final; e por fim, o terceiro gif animado seria criado através de fotografias sequenciadas e também animadas no programa Adobe Photoshop, como os outros gifs acima descritos.

Depois da proposta de trabalho ser apresentada pela professora, tive dificuldade ate chegar a ideias para a realização do trabalho, visto que não gostei muito do tema.

Quando já tinha algumas ideias, comecei a trabalhar para não perder mais tempo. No primeiro gif apresentado a baixo quis passar a mensagem de que as guloseimas, neste caso um queque, à medida que os digerimos se não tivermos cuidado com os dentes, estes vão sofrer as consequências, ficando degradados com o passar do tempo.

O próximo gif foi realizado apenas com o programa Adobe Illustrator, sem ajuda de um esboço feito por mim. A maça ao estar a fazer exercício com os pesos, significa que é saudável, tanto fazer exercício como comer fruta, neste caso a maça. A medida que o gif se movimenta a maça fica mais forte com o exercício, e a mensagem que queria passar era mesmo esta, ficarmos mais saudáveis e mais fortes fisicamente.

Por último, devido a falta de tempo, o gif foi bastante simples. Fotografei uma banana, de forma a parecer que ela se estava a descascar. Como já referido a cima, é saudável comer fruta, neste caso é representada a banana, e é mais uma vez esta a mensagem a passar através do gif.

Na minha opinião acho que me deveria ter esforçado mais na realização deste trabalho, penso que não o fiz devido ao tema não me ter cativado muito, mas mesmo assim acho que foi um trabalho positivo.