Neste trabalho pretendeu-se explorar a criatividade! O trabalho tinha como objectivo a exploração de silhuetas e fundos, tendo estes uma ligação, de forma a ter uma rápida captação de informação e uma agradável leitura à vista. Eu explorei o tema dança e ginástica, juntando-os num só, visto que já fui praticante e achei um bom tema a explorar melhor através da imagem, englobando vários elementos de modo a transmitir o movimento, alegria e leveza que tanto a dança e a ginástica necessitam e que ajudam o bailarino ou ginasta a ter um bom desempenho na realização das modalidades.

Tive como referência na elaboração do trabalho, os vários anos em que fui ginasta.

Eu tentei fazer a ligação da minha silhueta com o resto do fundo, que é composto pelo envolvimento de cores, das quais a maior parte sao bastante alegres e sao as cores que mais se identificam comigo.

Há o envolvimento do violeta, azul, magenta e amarelo.

 

Continuando com o desenvolvimento restante da composição visual utilizei várias silhuetas de bailarinas e ginastas, transmitindo assim o tema da imagem mais claramente. Recortei as várias silhuetas e separei-as, aplicando-as de seguida harmoniosamente.

 

 

 

A utilização das borboletas tem a finalidade de mostrar a leveza e o movimento que se tem de ter tanto na dança como na ginástica. Utilizando as ferramentas de corte do programa Photoshop, recortei
as borboletas e as formas vegetalistas e apliquei na imagem separadamente. As borboletas foram redimensionadas e colocadas com opacidades de 40%, 30% e 10%. As formas vegetalistas foram aplicadas no fundo de forma a envolverem-se nas cores e com o objectivo de se traduzirem no movimento da dança, e assim recriei o fundo, e neste apliquei também algumas bolas para explorar outras ferramentas do programa.

 

 

Como o enunciado nos pedia a exploração de silhuetas incluindo a nossa, tomei a decisão de aplicar a silhueta de minha foto já utilizada em trabalhos anteriormente. No fim de descobrir a silhueta do
corpo, tendo em atenção os pormenores que caracterizam e identificam a forma
apliquei-a no fundo com opacidade de mais ou menos 60%, transformando-a um pouco de maneira a confundir-se com as cores e dar a sensação que pertence ao fundo.

Quando tudo estava pronto a concluir a composição visual, achei que faltava alguma coisa na imagem e então decidi procurar uma imagem que finaliza-se o trabalho, e encontrei a foto de uma ginasta a executar um exercício com o manejo do aparelho (o arco). com a ferramenta de corte do Photoshop encontrei a silhueta da figura e apliquei com bastante transparência na minha composição visual, concluindo assim o trabalho.

 

Que teve como resultado final a seguinte composição visual: